HOME

10 de abril de 2017

#RESENHA - Pequenas Grandes mentiras por Liane Mortiarty

Título: Pequenas Grandes Mentiras
Autor: Liane Moriarty
Série: Livro Único
Editora: Intrínseca
Páginas: 400
Idioma: Português
ISBN: 8580576792
Ano de Lançamento: 2015
Compre aqui: Saraiva | Submarino

SINOPSE: Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre.
Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou?
Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada.
Madeline é forte e decidida. No segundo casamento, está muito chateada porque a filha do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Não bastasse isso, Skye, a filha do ex-marido com a nova mulher, está matriculada no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline.
Celeste, mãe dos gêmeos Max e Josh, é uma mulher invejável. É magra, rica e bonita, e seu casamento com Perry parece perfeito demais para ser verdade.
Celeste e Madeleine ficam amigas de Jane, a jovem mãe solteira que se mudou para a cidade com o filho, Ziggy, fruto de uma noite malsucedida.
Quando Ziggy é acusado de bullying, as opiniões dos pais se dividem. As tensões nos pequenos grupos de mães vão aumentando até o fatídico dia em que alguém cai da varanda da escola e morre. Pais e professores têm impressões frequentemente contraditórias e a verdade fica difícil de ser alcançada.
Ao colocar em cena ex-maridos e segundas esposas, mãe e filhas, violência e escândalos familiares, Liane Moriarty escreveu um livro viciante, inteligente e bem-humorado, com observações perspicazes sobre a natureza humana.


Demorei tanto para ler esse livro por quê? Eu já tinha lido O Segredo do Meu Marido e eu me apaixonei pela escrita da autora. Comecei a ler Grandes Pequenas Mentiras e fui devagar, não porque o livro é chato, pelo contrário, é tão bom que logo nas 100 primeiras páginas eu sabia que ele iria render cinco estrelas e mais um favoritado e eu não queria que ele acabasse!
Ai calamidade!
Assim como em O Segredo do Meu Marido, Liane vai nos mostrar o mundo de três mulheres decididas e fortes. Medeline, que é uma mulher determinada que está em seu segundo casamento. Celeste, linda, alta e magra. Tem um marido rico e o "casamento perfeito". E por fim Jane, jovem e tímida. O que elas têm em comum? São mães de crianças que estão indo para a pré-escola e que se tornam amigas.

O livro vai ter um segredo envolvendo as três personagens e mais algumas pessoas. Em uma festinha para os pais das crianças da pré-escola uma pessoa morre. O livro é envolto basicamente nessa tragédia. Mas a autora não é qualquer autora não. Há várias pequenas mentiras que são expostas durante a leitura e ela não espera até o final do livro para revelá-las. Por causa disso os capítulos são muito intensos e cheios de expectativas. Fico surpresa em como a autora consegue prender nossa atenção do começo ao fim.
E era lua cheia. Todo mundo fica meio louco quando é lua cheia.
Aqui nós temos vários temas atuais sendo discutidos: Bullying na escola. O papel dos pais na construção do caráter dos filhos. Agressão psicológica e física. Alienação parental. Estupro. E por aí vai. Liane escreve isso de forma simples, sem frases poéticas mas que te levam a pensar na vida, no seu relacionamento com os pais e conjugue de forma real. O bullying foi tratado de forma tão leve, ainda que de forma séria, que se tornou algo palpável.
Aconteciam todo tipo de coisas naquela escola sem que ninguém visse, e as professoras não faziam a menor ideia.
Tente ler esse livro sem ficar pesquisando muito sobre ele porque o spoiler estragará sua leitura. É um tipo de livro para ser lido sem pressa, observando os detalhes e maquinando. São muitos personagens, nomes de casais, filhos, família (no começo pode ser que a leitura se torne difícil, mas depois que você consegue associar os nomes às pessoas, a leitura deslancha) e muitas situações dentro dele que te fazem viajar sem se preocupar com o ponto chave da história que é a morte da pessoa na festa e quando você vê, falta cinquenta páginas. E o final é muuuuuito bom mesmo. Como não fiquei muito preocupada em saber o nome da pessoa que morreu, fiquei bem surpreendida com a história envolvida e um monte de coisa fez sentido. 

Por mais autores como Liane Moriarty no mundo: que não precisam se apegar em um único ponto central da história para surpreender o leitor no final. Essa criatividade é DOM!

Leiam esse livro!



A Série

Para quem ainda não sabe, a HBO lançou uma série de mesmo nome baseada no livro com autoras de peso como: Reese Witherspoon, Nicole Kidman e Shailene Woodley. Já estou ansiosa para iniciar!


Comente com o Facebook:

8 comentários :

  1. Oi Anne, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas a sinopse juntamente com sua resenha me despertou o interesse. Vou deixar a dica anotada. Também fiquei sabendo que tem uma série baseada neste livro, procede?
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Lançaram uma série sobre esse livro. Por isso adiantei na minha TBR e não me arrependo!!!

      Excluir
  2. Oi Anne, tudo bom?
    Ouvi falar muito desse livro desde o lançamento, principalmente agora com a minissérie. Sei que tem várias personagens femininas fortes e impactantes e só isso já garante meu interesse na leitura!
    O fato de a autora trabalhar temas pesados e polêmicos muito bem me deixa aliviada :D
    Adorei sua resenha, as fotos estão lindas demais!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii Anne!!
    Menina eu sou apaixonada por essas fotos postada aqui no blog! Me ensina? hahahaha
    Esse livro tenho ele em minha estante desde 2014 e até agora não li, me condenem! kkk sabe é aquela velha histórias, livros novos e os velhos vão ficando pra trás, mas eu ainda vou ler pq quero muito assistir a série que o povo está elogiando bastante. Parabéns pela resenha!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lei! Brigada pelo elogio! Eu amoooo tirar fotos. As vezes tô inspirada. Kkkkkkk.
      Guria, eu entendo o sentimento. Mas esse livro é sensacional! Coloque na frente o quanto antes!! É muito bom mesmo! Vai te surpreender e você não vai ser arrepender. Kkkkkkk!

      Beijokas!!!

      Excluir
  4. Oi Anne,

    Eu fui logo pra série e olha, adorei. Foi muito bem feita e com atuações ótimas, Nicole Kidman arrasou. Agora quero ler o livro, embora já saiba do final. Também quero conhecer outros livros da autora, que também serão adaptados. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhhh! Eu sempre tento ler antes de assistir às séries ou filmes. mas as vezes a gente não se segura, né!
      Quero saber sua opinião!!

      Beijos De!

      Excluir
  5. Sim! Eu vi a série! É incrível! Desfrutei muito pelo bom enredo e narrativa. Acho que a história nos inspira. O elenco é incrivel! É uma das séries com Laura Dern que eu mais gostei até agora. Lembro dos seus papeis iniciais no filme drama, em comparação com os seus trabalhos atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador. Sendo sincera eu acho que a sua atuação é extraordinária. Recomendo! A verdade vale a pena. Se vocês são amantes da atriz e do livro é uma série que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir

Professional Reader

LINK ME!

Literatura Estrangeira

Mais Recentes

Literatura Estrangeira - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados